Catálogo do Aluno
Busca por palavra-chave
Início » Diplomas e certificados

Expedição de 2ª via de diploma de graduação

Emissão de segunda via do diploma de graduação UFRGS. Ao solicitar esse serviço o documento original será anulado/cancelado.

Público-alvo

Alumni

Requisitos

Ter um diploma já emitido e registrado.

Ajuda rápida

ATENÇÃO: Em virtude da situação emergencial de saúde e suspensão das atividades presenciais a entrega de diplomas está temporariamente suspensa. Para comprovação de registro de diploma solicite a Certidão de Registro.

 

Para solicitar a expedição da 2ª via do diploma, clique no botão abaixo “Solicitar Serviço” e anexe os seguintes documentos:

  • Requerimento padrão, Cópia do RG, cópia da GRU (Guia de Recolhimento da União) paga, cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Não será aceito comprovante de agendamento de pagamento.

 

IMPORTANTE: O documento não se trata de uma cópia, mas de um novo documento, a via original será anulada/cancelada, não tendo mais validade seu registro.

ATENÇÃO: O valor da taxa é de R$ 150,00, cento e cinquenta reais. Para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) clique aqui e preencha os seguintes campos: 

  • Nome do contribuinte, CPF do contribuinte, Cidade/ Estado/ País, Parcelas: 1, Vencimento, Valor do Documento, Descrição do recolhimento: Serviços Administrativos, Unidade Gestora: Pró-Reitoria de Graduação e Descrição: Expedição de 2ª via de diploma de graduação.

 

O documento deve ser retirado diretamente na TUAUFRGS (Centro, Vale ou Litoral Norte - Divisão de Atendimento ao Aluno) escolhida pelo solicitante, mediante apresentação do RG original.

 

IMPORTANTE: Para retirada de documento por terceiro no momento da solicitação anexe procuração, devidamente assinada e cópia do RG do solicitante e do autorizado. O documento original do autorizado deverá ser apresentado para a retirada do documento.

Conforme Portaria MEC 1095/2018, as IES deverão expedir os seus diplomas no prazo máximo de sessenta dias. O diploma expedido deverá ser registrado no prazo máximo de sessenta dias, contados da data de sua expedição. Estes prazos poderão ser prorrogados pela IES uma única vez, por igual período, desde que devidamente justificado pela instituição de educação superior).

 

OBSERVAÇÕES: 

  • Poderá ser necessária a atualização dos dados pessoais cadastrados na UFRGS;
  • Ao emitir a 2ª via o diploma original perderá a validade;

  • Em caso de urgência, você poderá solicitar uma Certidão de Registro;

  • Por questão de segurança não enviamos diplomas originais pelo Correios;

  • Diplomas que não forem retirados no prazo de 5 anos serão descartados conforme diretrizes do Arquivo Nacional.