Visitante Entrar
  • Bandeira do Brasil
  • Bandeira do idioma English
Catálogo do Aluno
Busca por palavra-chave
Início

Programa Bolsa Permanência MEC

Auxílio financeiro mensal, denominado Bolsa Permanência MEC (PBP MEC), com finalidade de minimizar desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação de estudantes de graduação em vulnerabilidade socioeconômica.

Público-alvo

Graduação

Requisitos

Ser estudante indígena ou quilombola.

Vinculo em curso de graduação presencial na UFRGS.

Cadastro atualizado no Sistema Bolsa Permanência (SISBP).

Não ter concluído curso de ensino superior (na UFRGS ou em qualquer outra instituição, pública ou privada, nacional ou estrangeira).

Ter condições para se diplomar no tempo máximo de permanência de recebimento do Programa Bolsa Permanência MEC.

Participar de seleção em edital.

Ajuda rápida

Este auxílio é oferecido através de edital de assistência estudantil. Mais informações em https://www.ufrgs.br/prae/editais-e-formularios/.

 

O valor da bolsa:

- Indígenas e quilombolas: R$ 1.400,00

- Outros estudantes: R$ 700,00

OBSERVAÇÃO: desde maio de 2016 o público do Programa está restrito ao público indígena e quilombola.

Número de vagas é limitado.

 

A seleção e o gerenciamento dos pagamentos são realizados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a qual utiliza critérios definidos pela legislação do Bolsa Permanência MEC.

Os pagamentos são realizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A universidade é responsável pela verificação das condições para acesso e concessão, de acordo com os critérios de gestão do Programa.

 

Novidade: este Programa passou a integrar a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), desde julho de 2024.