Visitante Entrar
Catálogo do Servidor
Busca por palavra-chave
Início » Mobilidades externas

Colaboração

Solicitação de afastamento do servidor docente ou técnico-administrativo de suas funções, para prestar colaboração a outra Instituição Federal de Ensino (IFE) ou de pesquisa e ao Ministério da Educação, com ônus para a instituição de origem. Esta colaboração deve ser concedida e poderá ser posteriormente prorrogada.

Público-alvo

Técnico-administrativo e docente

Requisitos

Se docente, para obter a concessão, o servidor deve estar aprovado no estágio probatório.

Ajuda rápida

A colaboração deve estar vinculada a projeto ou convênio com prazos e finalidades objetivamente definidos, caracterizando o interesse recíproco e mantendo as atividades dentro das prerrogativas do cargo. As colaborações são concedidas e podem ser prorrogadas até completarem quatro (4) anos, considerando o interesse da Administração Pública.

Concessão:

  1. O servidor interessado em prestar colaboração em outra Instituição Federal de Ensino (IFE) ou de pesquisa deverá primeiro apresentar o projeto de colaboração no órgão de interesse.  
  2. Uma vez aceito, o projeto deverá ser enviado juntamente com o Formulário de Colaboração, o ofício do dirigente máximo da IFE e o Currículo Lattes ou Curriculum Vitae para o e-mail mobilidades.externas@progesp.ufrgs.br. Após análise dos documentos, a DIMA enviará à Unidade do servidor para manifestação. 
  3. Caso a IFE seja um Instituto Federal de Ensino, a colaboração será objeto de um Acordo de Cooperação entre o Instituto e a UFRGS. Nesse caso, o acordo deverá ser enviado juntamente com o ofício do dirigente máximo da instituição.

Consulte Passo a Passo 1 para informações detalhadas.

Prorrogação:

  1. A IFE de destino deverá enviar ofício de seu dirigente máximo, solicitando a prorrogação da colaboração, bem como o Formulário de Colaboração, o Relatório Anual e o Cronograma para o e-mail mobilidades.externas@progesp.ufrgs.br. Caso deseje, o servidor também poderá reabrir o processo SEI de origem da colaboração, anexar estes documentos e encaminhá-lo à DIMA.
  2. Após análise dos documentos, a DIMA enviará à Unidade de origem do servidor para manifestação. Havendo manutenção do interesse institucional, o Gabinete do Reitor emitirá Ofício à IFE comunicando a concordância na continuidade da colaboração e a publicação da portaria prorrogando o afastamento do servidor. 
  3. Caso a IFE seja um Instituto Federal de Ensino será necessário fazer um aditivo ao Acordo de Cooperação entre a UFRGS e o Instituto. Nesse caso, a minuta do termo aditivo deverá ser enviada juntamente com o ofício do dirigente máximo da instituição.   

Consulte Passo a Passo 2 para informações detalhadas.

Servidores de outras IFES:

Se você é servidor externo, consulte o Passo a Passo 3 (concessão da colaboração) e Passo a Passo 4 (prorrogação da colaboração) para informações detalhadas sobre o serviço.

♦ Clique no botão "Solicitar Serviço", anexe os documentos citados conforme passo a passo específico, e seu e-mail será direcionado ao setor responsável.

 

Fluxo do serviço:

Concessão: SERVIDOR – DIMA – UNIDADE – DIMA – SEDETEC – DIMA – GABINETE DO REITOR – IFE DE DESTINO 

Colaboração em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs): SERVIDOR – DIMA – UNIDADE – DIMA – SEDETEC – PROCURADORIA – DIMA – IFE DE DESTINO – GABINETE DO REITOR – DIMA –  IF DE DESTINO

Prorrogação: IFE DE DESTINO – DIMA – UNIDADE – DIMA – GABINETE DO REITOR – DIMA – IFE DE DESTINO.

Prorrogação da colaboração em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs): IFE DE DESTINO – DIMA – UNIDADE – DIMA – PROCURADORIA – DIMA – GABINETE DO REITOR– DIMA – IFE DE DESTINO.