Visitante Entrar
Catálogo do Servidor
Busca por palavra-chave
Início » Mobilidades internas

Remoção para outra Unidade da UFRGS

Solicitação para exercício e lotação em outra Unidade, no âmbito da Universidade.

Público-alvo

Técnico-administrativo e docente

Requisitos

Ser servidor ativo da UFRGS e, no caso de técnico-administrativo, ter finalizado o primeiro período avaliativo de estágio probatório.

Ajuda rápida

TÉCNICO-ADMINISTRATIVO:

A Remoção pode ser solicitada de três formas:

 

  1. Por iniciativa própria do servidor

  • Remoção por iniciativa própria:

ATENÇÃO: Orientações para o envio de solicitação de remoção, a pedido do servidor, a partir do dia 14 de março de 2022.

Para melhorar o fluxo da Remoção Técnico-administrativa, a pedido do servidor, comunicamos a informatização da solicitação, com acesso por meio do Portal do Servidor, a partir do dia 14 de março de 2022. Por isso, solicitamos que todos(as) os(as) interessados(as) sigam as instruções para permanecerem ou ingressarem no Banco de Intenção de Remoção e candidatarem-se a essa forma de mobilidade. A DIMA realiza a análise inicial da solicitação e a avaliação, após a ciência das chefias, em até 5 (cinco) dias úteis, contados do recebimento do pedido no sistema.

Lembramos que, no momento, as remoções estão ocorrendo por meio de permuta entre os servidores interessados. Para a efetivação da mobilidade, são necessárias as concordâncias de todas as partes envolvidas no processo, servidores e Unidades. As possibilidades de entrevistas nas Unidades são consideradas de acordo com os registros dos servidores no Banco de Intenções de Remoção.

Acesso ao Portal do Servidor para a Solicitação de Remoção:  https://www1.ufrgs.br/PortalServidor/RecursosHumanos/Remocao/solicitacao/index

 

Orientação aos servidores interessados em solicitar a remoção:

Em virtude da informatização do fluxo de solicitação de remoção a pedido do servidor,  a partir do dia 14/03/2022, o registro do pedido deverá ser realizado através do Portal do Servidor, em Gestão->Gestão de Pessoas->Solicitação de Remoção->remoção-> + solicitação de remoção, com o preenchimento dos campos pertinentes, seguindo-se as etapas até a finalização do envio da solicitação.

 

 

Orientação aos servidores atualmente registrados no Banco de Intenção de Remoção:

Em virtude da informatização do fluxo de solicitação de remoção a pedido do servidor, informamos que, do dia 14/03/2022 até o dia 18/04/2022, será necessária a atualização dos seus dados atualmente disponíveis no Banco de Intenção de Remoção.

Considerando que o seu nome consta no referido Banco, solicitamos que você utilize o sistema para registrar a manutenção do seu interesse na mobilidade, pois, a partir de então, o sistema será a única forma de tramitação desse processo.

Sendo assim, o acesso ao sistema deve ser realizado através do Portal do Servidor, em Gestão->Gestão de Pessoas->Solicitação de Remoção->remoção-> + solicitação de remoção, com o preenchimento dos campos pertinentes, seguindo-se as etapas até a finalização do envio da solicitação.

Informamos que a data de sua inclusão no Banco será, após, manualmente alterada pela DIMA, a fim de que se mantenha a data correta de manifestação (de acordo com o Formulário preenchido/encaminhado anteriormente à criação do sistema).

Por oportuno, alertamos que a não inclusão da solicitação de remoção no sistema, no prazo estipulado, será entendida pela DIMA como desistência do servidor atualmente registrado no Banco de intenção de Remoção.

 

Consulte o Banco de Intenção de Remoção (Em virtude da informatização do fluxo, as informações constantes no campo “LOCAIS DE INTERESSE DO SERVIDOR” podem estar divergindo das informações incluídas recentemente pelo servidor na solicitação via sistema. Em breve, os dados do Banco serão atualizados)

 

2. Por iniciativa da chefia

  • Remoção por iniciativa da chefia:

Orientações sobre remoção por iniciativa da chefia durante o período da pandemia

A Unidade deve entregar o Formulário preenchido e assinado pela chefia imediata e pela Direção da Unidade - com a assinatura do servidor - na DIMA/PROGESP em envelope fechado ou em mãos. Nos casos em que houver recusa do servidor em assinar o documento, a Unidade deve informar esse fato no Formulário e solicitar a assinatura de duas testemunhas.

Veja mais informações no Passo a Passo 2

Observação: Nos casos 1 e 2 servidor e Unidade não devem gerar processo no SEI. 

 

3. Motivada por interesse de outra Unidade

  • Remoção de servidor técnico-administrativo motivada por interesse de outra Unidade:

A Unidade deve gerar no SEI o processo do tipo Pessoal: Remoção de servidor técnico-administrativo motivada por interesse de outra Unidade, por meio do Formulário de Solicitação Remoção de servidor de outra Unidade.

Veja mais informações no Passo a Passo 3.

Observação: Este tipo de processo não deve ser gerado para solicitação de remoção por iniciativa própria do servidor. 

 

DOCENTE:

O servidor deve apresentar requerimento ao seu Departamento. Após, concordância pelo Departamento/Unidade de origem e pelo Departamento/Unidade de Destino, dentro do âmbito da Universidade, o processo deve ser encaminhado à DIMA pelo SEI. 

As remoções docentes entre Departamentos de uma mesma Unidade  também devem seguir o fluxo do Passo a Passo descrito a seguir.

 

Veja mais informações no Passo a Passo 4. 

 

DIMA - Divisão de Ingresso, Mobilidade e Acompanhamento
Av. Paulo Gama, 110 - 4º andar
Telefone: (51) 3308.3149
E-mail: dima@progesp.ufrgs.br