Visitante Entrar
Catálogo do Servidor
Busca por palavra-chave
Início

Progressão por capacitação

Solicitação de progressão de nível de capacitação do servidor técnico-administrativo, no mesmo cargo e nível de classificação, decorrente da capacitação profissional realizada após o ingresso.

Público-alvo

Técnico-administrativo

Requisitos

Ser servidor técnico-administrativo ativo da UFRGS. Ter completado o interstício de 18 meses no cargo atualmente ocupado. Ter realizado cursos de aperfeiçoamento que sejam compatíveis com o cargo ocupado e o ambiente organizacional. Possuir carga horária necessária para a referida progressão, conforme Anexo III da Lei Nº 11091/2005.

Ajuda rápida

O servidor deve abrir processo SEI (conforme Passo a Passo), preencher o formulário, inserir documentação, providenciar assinatura da chefia imediata e encaminhar o processo à DAOC. Essa divisão irá analisar o processo; se aprovado, será feito o registro dos cursos apresentados e a inclusão da progressão por capacitação no SRH. Será emitido um parecer de deferimento e portaria para certificação da Superintendente de Gestão de Pessoas. O processo é encaminhado à DPR para providenciar o pagamento e a alteração do padrão de vencimento no SIAPE.

♦ Clique no botão "Solicitar Serviço" para ser direcionado ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

Observações:

  • A análise da compatibilidade das áreas de conhecimento dos cursos apresentados com o cargo e o ambiente organizacional para fins de progressão funcional por capacitação é realizada de acordo com a Portaria Nº 09/2006 – MEC. 

  • É possível verificar a carga horária já registrada para efeitos de progressão no Portal do Servidor > Informações Pessoais > Capacitações (verifique se está selecionada a opção “Mostrar somente as Ações de Capacitação que ainda não foram usadas em Progressões e que são válidas para Progressões futuras” ou desmarque se desejar ver todas as capacitações realizadas).
  • É possível verificar a data de término do interstício para a próxima progressão no Portal do Servidor > Informações Funcionais > Progressões de Técnicos.

  • Os cursos promovidos pela EDUFRGS correspondem ao plano de capacitação Formação Integral de Servidores da UFRGS, o qual terá seu certificado emitido no momento da progressão, sendo anexado ao processo pela DAOC.

  • A carga horária mínima dos certificados dos cursos válidos para progressão é de 20 horas.

  • Os cursos promovidos pela EDUFRGS fazem parte do plano de capacitação Formação Integral dos Servidores da UFRGS e o seu certificado para fins de progressão somente poderá ser emitido se as ações de aperfeiçoamento realizadas totalizarem no mínimo 20 horas.
  • Cursos ofertados em diferentes órgãos da UFRGS são considerados externos, a menos que tenham sido previamente cadastrados pela EDUFRGS.

  • É possível o aproveitamento de cursos externos juntamente com os promovidos pela EDUFRGS na mesma progressão.

  • A data da progressão será a data da assinatura do requerimento no SEI, desde que seja igual ou posterior à conclusão dos cursos e que tenha cumprido o interstício de 18 meses. 

  • É aconselhável abrir o processo alguns dias antes de completar o interstício, se já houver completado a carga horária.

  • Servidores ocupantes de cargos de nível E podem aproveitar disciplinas isoladas de Mestrado ou Doutorado, desde que cumpram os demais requisitos previstos para o aproveitamento de cursos.

  • Todos os documentos em idioma estrangeiro deverão ser traduzidos para a língua portuguesa, anexando-se a eles a Declaração de Aptidão para Traduzir Documentos.

Clique aqui para visualizar a Tabela para Progressão por Capacitação Profissional.