Visitante Entrar
Catálogo do Servidor
Busca por palavra-chave
Início » Aposentadoria

Averbação de tempo de contribuição

Solicitação de registro do tempo de contribuição decorrente de vínculo de trabalho prestado a outras instituições públicas ou privadas, serviço militar, não aproveitado para outros benefícios ou subtração do tempo de serviço, já averbado.

Público-alvo

Técnico-administrativo e docente

Requisitos

Ser servidor ativo na UFRGS; já possuir uma Certidão de Tempo de Contribuição emitida pelo INSS (órgão gestor do Regime Geral), órgãos gestores de Regimes Próprios ou certificado de reservista/certidão de tempo de serviço militar, emitida pelo respectivo Ministério (Ministério da Guerra, Ministério da Defesa).

Ajuda rápida

Antes de iniciar a solicitação, o servidor já deve ter entrado em contato com o órgão correspondente e solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição (INSS, Regime Próprio e/ou Ministério da Defesa) conforme o caso.

Com a certidão em mãos, deve ser aberto processo SEI, conforme Passo a Passo.

♦ Clique no botão "Solicitar Serviço" para ser direcionado ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

Para Averbação: preencher o Requerimento e inserir a Certidão (CTC) que pretende averbar.

OBSERVAÇÕES:

  1. CTC não originalmente digital: posteriormente será solicitado que o servidor apresente o documento original acompanhado de cópia simples
  2. Certificado de reservista ou Certidão de Tempo de Serviço Militar: original deverá ser posteriormente apresentado na DAF
  3. Períodos em atividade de magistério, o servidor deverá juntar também cópia dos registros dos contratos na Carteira de Trabalho.


Caso o servidor necessite solicitar a Desaverbação, deverá utilizar o processo original. Para mais informações sobre esse serviço, clique aqui.