A nacionalização é feita de forma imediata, após abertura do processo?Não. Após ser recebido na DIVIMPORT, o expediente será analisado. Estando correto, será localizado junto ao Banco do Brasil, a Ordem de Pagamento referente a esta transação, sendo a referida OrPag anexada ao processo. Em sequência, o mesmo será encaminhado para conhecimento e autorização do Pró-Reitor da PROPLAN.
Como fico sabendo quando foi feita a nacionalização?O processo será devolvido à Origem, com o devido comprovante da nacionalização do numerário. Este comprovante é emitido pela Seção de Escrituração da Receita da UFRGS e só estará disponível, após alguns dias, depois do fechamento de câmbio por parte da DIVIMPORT.
Existe limite (mínimo ou máximo) para efetuar a nacionalização de numerário?Não.
Porque, às vezes, são pedidos documentos complementares, diferente dos apresentados em ocasiões anteriores, sendo que se trata do mesmo tipo de processo?Para efetuar a nacionalização, é necessário abrir um processo junto ao Banco do Brasil, antes do fechamento de câmbio. Neste processo são anexados os documentos de praxe. Entretanto, a critério do analista de contratos da mesa de câmbio que fiscalizar o expediente, este poderá exigir alguns documentos complementares.