Visitante Entrar
Catálogo do Servidor
Busca por palavra-chave
Início

Museus

Informações sobre locais dedicados a buscar, conservar, estudar e expor objetos de interesse duradouro ou de valor artístico, histórico e/ou científico na UFRGS.

Ajuda rápida

  • MUSEU DA UFRGS: O Museu da UFRGS possui um acervo foto-documental, o que possibilita trabalhar a memória e a identidade da Universidade, bem como da cidade de Porto Alegre. As ações desenvolvidas pelo Museu da UFRGS têm entrada franca, contemplando a acessibilidade, as ações afirmativas e o diálogo entre as culturas. 

 

  • MUSEU DE PALEONTOLOGIA: Construído em homenagem ao professor emérito Irajá Damiani Pinto, tem como missão catalogar, preservar e divulgar o acervo paleontológico do Instituto de Geociências da UFRGS para o público e dar apoio à pesquisa e ao ensino em todos os níveis. 

 

  • MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DE UFRGS – MUCIN: Um espaço de referência educativo-cultural no litoral norte do Estado, com temática relacionada especialmente às questões ambientais como a biodiversidade e a conservação dos ecossistemas, principalmente costeiros e marinhos. O MUCIN conta com acervo de Zoologia que contém representantes da fauna marinha e costeira do litoral do Rio Grande do Sul. 

 

  • PINACOTECA BARÃO DE SANTO ÂNGELO: Responsável pela conservação, restauração, ampliação e divulgação do patrimônio artístico e documental do Instituto, bem como pelo intercâmbio com a produção artística contemporânea. O acervo artístico da Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS está disponível digitalmente, e contém informações e imagens sobre os artistas e obras, podendo servir a pesquisadores de várias áreas, artistas, historiadores, arte-educadores, e o público em geral. As imagens, em boa resolução, podem ser copiadas para fins acadêmicos, com o crédito ao Acervo Artístico do Instituto de Artes da UFRGS.