Realização ou complementação de estudos em outra IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) Nacionais através de programa ANDIFES de mobilidade acadêmica.
Público-alvo
Aluno de Graduação
Requisitos
Matrícula atual em Cursos de Graduação de universidades federais; conclusão prévia de pelo menos 20% da carga horária de integralização do Curso de origem; no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.
Ajuda rápida
Para solicitar a mobilidade:
Após ter verificado se atende às condições para participação no Convênio ANDIFES, o estudante interessado deve se informar junto à Instituição onde pretende realizar a mobilidade sobre o prazo estabelecido para recebimento de inscrições no Programa e como obter os documentos os necessários à elaboração do Plano de Estudos (currículos, ementas, etc.).
A relação das IFES participantes e respectivos contatos estão em ANDIFES;
Consultar o Coordenador da Comissão de Graduação de seu curso para elaborar o Plano de Estudos. O coordenador do Curso deverá analisar as ementas/conteúdos programáticos das atividades de ensino/disciplinas a serem cursadas pelo estudante na Instituição receptora, de modo a subsidiar o posterior aproveitamento de estudos.
Uma vez consultada a COMGRAD, o estudante (ou sua respectiva COMGRAD) deve abrir o processo eletrônico (SEI) chamado “Graduação: Mobilidade Nacional - OUT” que deve conter os seguintes documentos:
I. Requerimento de Afastamento para Mobilidade Acadêmica Nacional
II. Requerimento para inscrição no Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil
III. Histórico Escolar
IV. Atestado de Matrícula
V. Cópias de RG e CPF
VI. Cópias de comprovante de endereço
Para orientações sobre o uso do processo eletrônico (SEI) pelo aluno, clique aqui.
Quando do aceite pela Instituição de destino, o aluno receberá e-mail solicitando manifestação sobre a confirmação ou desistência do afastamento.